terça-feira, 31 de maio de 2011

ENGENHARIA x REDES SOCIAIS

A Internet chegou para romper barreiras e proporcionar interação global e, cada vez mais, aumenta o número de pessoas que utilizam as Redes Sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, dentre outras).

Cerca de 70% das empresas brasileiras de engenharia já realizam campanhas neste tipo de rede e o Orkut e o Facebook lideram na preferência, com 81%, seguidos do Twitter, com 79%¹. Porém, este quadro está para mudar, já que o famoso microblog apresentou um crescimento de mais de 1000% desde Janeiro de 2010 e suas visitas aumentaram, em um período de doze meses, em mais de 6 milhões.²

Todo internauta é um cliente em potencial e, conseqüentemente, um formador de opinião, já que influencia outros consumidores através de relatos, elogios ou reclamações postados em blogs, fóruns de discussão, comunidades e sites. Assim, uma Campanha nas Redes Sociais permite, além de expandir sua área de atuação com baixo custo, medir e controlar a aceitação e a popularidade da marca.

Definições da Campanha nas Redes Sociais
As Redes Sociais são baseadas em relacionamento. Na sua essência é a arte de construir relacionamentos. No entanto, você não pode estar em todo lugar interagindo com todos ao mesmo tempo.

Desta forma, é necessário definir as características dos produtos e serviços, mapear o mercado, a concorrência e o perfil do público-alvo, quem é, o que gosta, o que faz, etc. Então, é preciso identificar quais são as Mídias mais adequadas aos objetivos e definir as ações de divulgação, qual tipo de campanha e linguagem a ser utilizada. Por fim, torna-se necessária uma análise de resultados, identificando os pontos positivos e negativos, visando adequações em possíveis desvios.

Assim, podemos concluir que as Redes Sociais são meios promissores para interação e divulgação. A Internet tem gerado um novo perfil de consumidor, dinâmico, exigente e participativo e, em vista disso, mais de 50%¹ das empresas que já possuem campanhas em Redes Sociais pretendem aumentar o investimento nas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário