terça-feira, 31 de maio de 2011

O QUE ESPERAR DO FUTURO COMO ENGENHEIROS!!!!


Por vivermos numa época em que os Engenheiros ganharam a notoriedade e o destaque a que lhes é de direito, é importante refletirmos sobre o que  e a que se propõem as Universidades? O que se espera da Universidade no século XXI? O ensino e o conhecimento é estático e se encerra na graduação? A resposta a estes questionamentos é não!  Vivemos a sociedade do conhecimento, em que as mudanças e inovações constantes e freqüentes, nos indicam que o caminho é sempre continuar se atualizando. Portanto, é de se esperar que os Engenheiros busquem a pós-graduação. Logo, observa-se claramente que o conhecimento e sua busca é uma escada, passando pela Especialização e indo para o Mestrado. É relevante salientar que a Especialização não é mais diferencial, mas sim pré-requisito, ou seja é de se esperar que o Engenheiro não pare de estudar e que sempre se mantenha atualizado.

A Engenharia é associada ao desenvolvimento tecnológico de uma nação, mas não se pode perder de vista que é uma profissão associada ao risco, e o risco traz responsabilidade. Embora tenhamos uma A.R.T (Anotação de Responsabilidade Técnica) que garante ao Engenheiro um acervo técnico, que lhe pertence e não a empresa a qual esteja vinculado esta lhe responsabiliza civil e criminalmente sobre qualquer acidente que ocorra.
Quais conquistas que a Engenharia conseguiu alcançar? Várias! Dentre as quais podemos destacar a ida do homem a Lua, a telefonia celular, a transmissão de dados e imagem em alta velocidade, o desenvolvimento da robótica, a automação das fábricas retirando o homem de atividades de alta periculosidade, a redes móveis como o Wi-Fi e as redes 3G, etc.
O Brasil país de dimensões continentais está com déficit enorme de Engenheiros , atraindo profissionais de diversos países ao nosso país. Portanto, deve-se ter em mente que além de precisarmos formar mais Engenheiros, temos que ser Engenheiros qualificados para os desafios que esperam o Brasil nesta década em especial: pré-sal, Copa do Mundo e Olimpíadas. Assim, nos resta apenas comemorar esta fase de desenvolvimento e prosperidade que estamos atravessando, e que se reflete diretamente no mercado de trabalho.
Portanto, o objetivo a ser alcançado enquanto Engenheiro Civil do século XXI é:
- Tornar-me um profissional que se preocupa com o ambiente do seu trabalho, com a qualidade do seu serviço e com as suas funções e envolvimento;  Estar atento às necessidades e expectativas da sociedade;
- Ter um compromisso com a difusão de cultura e de qualidade de vida a toda a Humanidade; e
- Estar consciente das responsabilidades e deveres do Engenheiro Civil em relação com os
ambientes naturais e construídos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário